O prazo para apresentação da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física termina dia 29 de abril.

A declaração deve ser realizada por pessoas físicas que receberam em 2021 valores tributáveis, sendo igual ou superior a R$ 28.559,70.

Coletado todos os anos pelo governo, o Imposto de Renda é cobrado sobre os valores declarados e que são obtidos através de seu salário, aluguéis, investimentos e outros ganhos.

Mas o que acontece se não fizer a declaração do IR?

Caso não seja feita a declaração ou que as informações sejam omitidas, o contribuinte poderá cair na malha fina. Isso significa dizer que ficará em pendência com a Receita Federal e poderá sofrer diversas punições.

Neste caso, o status do CPF do contribuinte ficará pendente de regularização, ou seja, haverá complicações na hora de fazer empréstimos, tirar um passaporte, gerar uma certidão para venda de imóvel, participar de concursos públicos e dependendo do caso, detenção de até 2 anos.

Além disso, há multa. O valor mínimo da multa para quem não declarar ou declarar fora do prazo é de R$ 165,74. O valor máximo é correspondente a 20% do imposto devido. Por isso é importante não perder o prazo!

A Habitual imobiliária já realizou no mês de Fevereiro/22 o envio dos documentos referentes as declarações para seus clientes. Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe está à disposição.

HABITUAL – O melhor imóvel para o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *