VOCÊ SABIA?

Onde hoje passa o ônibus, antes passava o trem. O mesmo imóvel que abriga uma igreja evangélica já foi palco de uma das mais agitadas casas de shows da cidade. O espaço que atualmente abriga uma concessionária de veículos já recebeu aviões. E a antiga sede de um curtume, se tornou o shopping de maior movimento da cidade.

Durante décadas, o trecho onde foi construída a avenida João Naves de Ávila era considerado um divisor da cidade por causa da linha de ferro da antiga Companhia Mogiana, que vinha dos lados de Araguari, atravessava toda a extensão da Monsenhor Eduardo e seguia pela João Naves em direção a Uberaba.

Se até àquela época a linha de ferro foi responsável por trazer o progresso, a saída dos trilhos da região central acelerou a mudança de cenário. No lugar de trilhos, abriu-se uma avenida que se tornou uma das mais movimentadas da cidade.

QUEM FOI JOÃO NAVES

João Naves de Ávila nasceu em Dores de Santa Juliana – atual Santa Juliana – em 18 de agosto de 1892. Chegou a Uberlândia aos 17 anos com os pais José Esteves de Ávila e Joana Rosa Naves.

No início da década de 1930 foi nomeado Conselheiro do Município, o que lhe permitiu assumir interinamente a Prefeitura de Uberlândia durante licença do prefeito, em ato assinado pelo então presidente de Minas Gerais Olegário Maciel.

Em 1948 fez parte da primeira diretoria do Sindicato Rural de Uberlândia. Faleceu em 7 de maio de 1970. Em julho do mesmo ano, o vereador Adriano Bailoni Júnior apresentou projeto de lei que homenageava o ex-pecuarista na denominação da avenida. O projeto só foi aprovado no ano seguinte, mas precisou ser retificado três meses depois em nova votação porque o texto original previa apenas o nome João Naves.

AVENIDA COMERCIAL

A Av. João Naves de Ávila é uma via pública essencialmente comercial. Segundo dados, de 2018, da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, eram 1.040 CNPJs ao longo dos 8,5 quilômetros de extensão.

Se você precisa de imóveis para o seu negócio nesta histórica avenida ou em torno dela, fale com a gente, temos diversas opções para lhe oferecer.

HABITUAL – O melhor imóvel para o seu negócio.

*Referência: diariodeuberlandia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *